Mensagem do Bispo ​​​​​​

D. José Traquina - Breve mensagem aos Cristãos da Diocese

Irmãos e irmãs em Cristo

​Neste Sábado e Domingo, 30 e 31 de maio, ao retomar-se as celebrações comunitárias da Eucaristia com a solenidade do Pentecostes, associo-me a todos os pastores, presbíteros da Diocese, na saudação e desejo profundo de que convosco esteja “a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo”.

​Cansados de tantas limitações, resultantes do efeito da pandemia, Nosso Senhor nos conceda a resistência e a paciência necessárias e também o bom discernimento para agirmos com prudência na resposta ao continuado alerta nesta situação.

​Foram muitas as orientações que chegaram às Paróquias para que se promovessem as condições de segurança da saúde das pessoas na celebração comunitária de Eucaristia e também os cuidados com a higienização dos espaços e preservação do património nas Igrejas. Por isso, peço que tenhais presente as orientações e as informações necessárias que vos darão os vossos Priores e as Equipas de acolhimento para participardes com segurança nas celebrações da Eucaristia. Peço ainda o testemunho da vossa compreensão para alguma indicação que vos desagrade e o reconhecimento de que estamos numa situação extraordinária e provisória.

​Rezemos uns com os outros por nós, pela Igreja e por toda a humanidade. O Espírito Santo renove os nossos corações na alegria, na esperança e nos mobilize com os seus dons a colaborarmos na edificação de um mundo com futuro para as novas gerações.

​Contemos com a companhia e a poderosa intercessão da Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja.

Santarém, 29 de maio de 2020

+ José Traquina