Mensagem do Papa para o Dia Mundial da Paz

Papa Francisco alerta para a necessidade da conversão nas várias dimensões da vida humana

O Papa Francisco alerta na sua mensagem para o 53.º Dia Mundial da Paz (1 de janeiro de 2020), divulgada pelo Vaticano, para o perigo de “aniquilação” nuclear da humanidade, apelando ao fim deste armamento.

“Não podemos pretender manter a estabilidade no mundo através do medo da aniquilação, num equilíbrio muito instável, pendente sobre o abismo nuclear e fechado dentro dos muros da indiferença”, refere o texto, intitulado ‘A paz como caminho de esperança: diálogo, reconciliação e conversão ecológica’.

O Papa desafia a comunidade internacional a romper a “lógica do medo”, passando da “cultura da ameaça” para a “cultura do encontro”.

“É preciso, antes de mais nada, fazer apelo à consciência moral e à vontade pessoal e política. Com efeito, a paz alcança-se no mais fundo do coração humano, e a vontade política deve ser incessantemente revigorada para abrir novos processos que reconciliem e unam pessoas e comunidades”, apela.

Francisco recorda os “sinais das guerras e conflitos” que a humanidade transporta consigo, num momento de “crescente capacidade destruidora”, afetando especialmente os mais pobres.

“Há nações inteiras que não conseguem libertar-se das cadeias de exploração e corrupção que alimentam ódios e violências. A muitos homens e mulheres, crianças e idosos ainda hoje se nega a dignidade, a integridade física, a liberdade – incluindo a liberdade religiosa”, denuncia.

A mensagem sublinha o valor da memória, do respeito, da solidariedade e da reconciliação, para “depor toda a violência” e “reconhecer no inimigo o rosto dum irmão”.

“O mundo não precisa de palavras vazias, mas de testemunhas convictas, artesãos da paz abertos ao diálogo sem exclusões nem manipulações”, indica o pontífice.

"Que o Deus da paz nos abençoe e venha em nossa ajuda. Que Maria, Mãe do Príncipe da paz e Mãe de todos os povos da terra, nos acompanhe e apoie, passo a passo, no caminho da reconciliação. E que toda a pessoa que vem a este mundo possa conhecer uma existência de paz e desenvolver plenamente a promessa de amor e vida que traz em si”, conclui.

O Dia Mundial da Paz foi instituído em 1968 pelo Papa Paulo VI e é celebrado no primeiro dia do novo ano.

Adaptado de Agência Ecclesia