Decreto de Nomeações

Bispo de Santarém -Atendendo às circunstâncias da Igreja Diocesana e a situações ocorridas após o primeiro decreto

DOM JOSÉ, POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA,

BISPO DE SANTARÉM

Aos que este Decreto virem Saúde, Paz e Bênção

Novas Nomeações para o ano pastoral 2020-2021

Atendendo às necessidades da Igreja diocesana e às disponibilidades de clero, tendo em conta circunstâncias que ocorreram após as nossas nomeações de 16-07-2020, após a consulta e as devidas autorizações, HAVEMOS POR BEM NOMEAR:

Párocos

VIGARARIA DE ALCANENA

Padre Aníbal Manuel Vieira – pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Encarnação do Espinheiro, mantém os outros ofícios.

VIGARARIA DE ALMEIRIM

Padre José Augusto Gonçalves Alves e confirmar o Padre Manuel Fernando Lopes Soares (moderador) e o Padre Manuel Mário Dias Ribeiro, membros da Congregação da Missão, com autorização do Superior, como párocos in solidum das Paróquias do Imaculado Coração de Maria de Foros de Salvaterra, de Nossa Senhora da Glória de Glória do Ribatejo, de Nossa Senhora de Fátima do Granho, de São Miguel de Marinhais, de Nossa Senhora da Conceição de Muge e de São Paulo de Salvaterra de Magos.

VIGARARIA DE ENTRONCAMENTO

Padre Paulo André Gaspar Marques e confirmar o Padre Luciano Natal Brasil Oliveira (moderador) – Párocos in solidum da Paróquia da Sagrada Família do Entroncamento, mantêm os outros ofícios.

Padre Luciano Natal Brasil Oliveira e confirmar o Padre Paulo André Gaspar Marques (moderador) – Párocos in solidum das Paróquias de Nossa Senhora dos Remédios da Moita do Norte, de Nossa Senhora da Conceição da Praia do Ribatejo, de Nossa Senhora da Conceição de Tancos e de Santo António de Vila Nova da Barquinha, mantêm os outros ofícios.

VIGARARIA DE RIO MAIOR

Padre Sérgio Paulo Carvalho dos Santos – Vigário forâneo da Vigararia de Rio Maior até ao termo do mandato dos Vigários forâneos iniciado em setembro de 2018.

VIGARARIA DE TOMAR

Padre Paulo André Gaspar Marques (moderador) e Padre Luciano Natal Brasil Oliveira – Párocos in solidum da Paróquia de Nossa Senhora da Purificação de Asseiceira.

Padre Rui Miguel Martins Tereso – Vigário forâneo da Vigararia de Tomar até ao termo do mandato dos Vigários forâneos iniciado em setembro de 2018 e confirmá-lo como Pároco das Paróquias de São Mateus da Junceira, de Nossa Senhora da Conceição das Olalhas, de Nossa Senhora da Purificação da Serra, de São João Batista e de Santa Maria dos Olivais de Tomar, cessando a situação de in solidum.

Padre Luís Martinho da Silva (SMM) – confirmá-lo como Pároco das Paróquias de São Silvestre da Beselga e de Santa Maria Madalena da Madalena, cessando a situação de in solidum.

Padre José Ricardo Batista Cintra – Vigário paroquial das Paróquias de São Mateus da Junceira, de Nossa Senhora da Purificação da Serra, de Nossa Senhora da Conceição das Olalhas, de São João Batista e de Santa Maria dos Olivais de Tomar.

Colaboradores Pastorais

Padre Fernando Augusto Mendes Gonçalves – em Paróquias da Vigararia de Torres Novas.

Organismos Diocesanos

Carlos Alberto de Jesus Lopes – Presidente do Secretariado Diocesano do Movimento Cursos de Cristandade.

Padre João Rodrigues Brites Moita – Assistente Diocesano do Movimento Cursos de Cristandade.

Dispensas de Ofícios

Padre Carlos Miguel José Vieira – de Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Encarnação do Espinheiro.

Padre Herlander Joaquim Pala Alves Meda Limão – de Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Purificação de Asseiceira.

Os Presbíteros cessam a sua jurisdição no serviço em que se encontram, com a tomada de posse do seu sucessor. As dispensas de Párocos, as mudanças e as tomadas de posse, deverão ocorrer até ao dia 18 de outubro de 2020.

Santarém e Casa Episcopal, 08 de setembro de 2020, Festa da Natividade da Virgem Santa Maria.

+ José Traquina, Bispo de Santarém

P. António José de Brito Antunes, Chanceler