Clero de Santarém reuniu-se em Assembleia

O Clero de Santarém reuniu-se, na passada terça-feira 5 de março, no Centro Pastoral Diocesano, em assembleia geral, onde abordou a celebração dos 50 anos da criação da diocese, em 2025, e  a sintonia com o Jubileu Universal da Igreja.

Este encontro anual do clero, foi ocasião para falar sobre os projetos em marcha, nomeadamente para a Pastoral Juvenil, com a peregrinação ‘Passo a Passo’, a iniciativa ‘Fé4missão’ para retomar este ano, e ainda o Convívio Fraterno de Páscoa.

Também os momentos já realizados foram destacados pelo responsável Pe. Ricardo Conceição, como o acolhimento da Missão País, a ida a Taizé de quase 300 jovens, iniciativas com a junta regional do CNE, em especial com os caminheiros, e o Centro Académico em Santarém (CASA), que vai voltar à atividade no acolhimento e acompanhamento dos jovens.

Por sua vez, o diretor do secretariado diocesano da catequese, o diácono Paulo Campino, trouxe para cima da mesa a peregrinação interdiocesana a Fátima, realizada no mês de fevereiro.

Na sala Cosmos, do Centro Pastoral Diocesano, o responsável abordou ainda a forma como a catequese, especialmente nas dioceses do centro do país que trabalham em conjunto, “se tem organizado com os catecismos propostos para a adolescência no pós Jornada Mundial da Juventude” e como estão estes guias, que acompanham o percurso catequético de crianças e jovens, para as restantes idades.

No encontro, o padre Miguel Ângelo Ferreira, responsável pela Pastoral Vocacional e pelo Pré-Seminário Diocesano, apelou à atenção da situação actual dos seminários e concretamente no que toca à pastoral vocacional na diocese, deixando a interpelação que todos devem procurar fazer, na paróquia, na família e na catequese ao caminho que Deus quer para cada criança e jovem.

O bispo diocesano insistiu neste ponto, pedindo o olhar de fé para a vida humana, que tanto se tem perdido, apelando à consideração da vida consagrada como um grande bem.

O padre Joaquim Ganhão e o diácono Paulo Campino, membros da Comissão formada e presidida pelo Bispo D. José Traquina para o jubileu diocesano, tomaram a palavra e apresentaram aos membros do clero diocesano o projeto em marcha.

Num dos momentos da reunião foi revelado que a abertura do ano jubilar diocesano está agendada para o dia 16 de julho deste ano de 2024 e o encerramento para o dia 4 de outubro de 2025, data de ordenação do primeiro bispo da diocese, D. António Francisco Marques.

Atempadamente, a Diocese de Santarém prevê anunciar uma conferência de imprensa para informar de todos os eventos e celebrações previstas para este ano jubilar.

No final da assembleia geral foi renovado o convite para a participação no Congresso Eucarístico Nacional, que se realiza de 31 de maio a 2 de junho, em Braga.