Domingo de Páscoa da da Ressurreição do Senhor

Data e Hora
21/04/2019 00:00

«Nesta solenidade, a assembleia dos fiéis, alimentada no regaço maternal da Santa Igreja, formando um só povo e uma só família, adorando a unidade da natureza divina e o nome da Trindade omnipotente, entoa com o Profeta o salmo da grande festa anual: Este é o dia que o Senhor fez: exultemos e cantemos de alegria» (de uma antiga homilia pascal).

Depois da celebração da Grande Vigília, a comunidade reúne-se na manhã de Páscoa para celebrar na alegria e na exultação o “Dia que o Senhor nos fez”.

A Eucaristia deste dia congrega-nos em festa fraterna que nos leve a ser testemunhas do Senhor Ressuscitado no mundo.

Diz o Calendário Romano: “os cinquenta dias que vão do Domingo da Ressurreição até ao Dia de Pentecostes, devem ser celebrados na alegria e na exultação como um só dia de festa”.

Vivemos quarenta dias de Quaresma no jejum e na penitência. Agora chegaram os cinquenta dias da Festa da Páscoa. Celebremos a Festa de coração puro, como Igreja viva e comprometida com a Missão de Cristo Ressuscitado.

Leituras: Act 10, 34a. 37-43; Sl 117; Col 3, 1-4; Jo 20, 1-8.