Missa Crismal

18/04/2019 12:30

Igreja Catedral

Missa Crismal

Esta é a última celebração da Quaresma.

Na manhã de Quinta-feira Santa o Bispo da Diocese, sucessor dos Apóstolos, reúne-se com todo o Presbitério e com todo o Povo de Deus para celebrar a Eucaristia, benzer os óleos dos enfermos e dos catecúmenos e consagrar o Santo Crisma. Esta celebração manifesta a unidade da Igreja em torno do Bispo que é figura e imagem de Cristo, sacerdote e pastor do Seu povo. Sendo a última celebração da Quaresma é também o último momento de preparação para a celebração da Páscoa. Os Santos óleos levados para cada comunidade paroquial tornarão presente o Bispo na celebração dos Sacramentos Pascais. É a Igreja reunida e unida na diversidade dos ministérios que, ao terminar a celebração da manhã deste dia, se apresenta ao Senhor e lhe diz: “Chegaram as bodas do cordeiro e a sua esposa está preparada” (Ap 19,4).

Leituras: Is 61, 1-3a.8b-9; Sl88; Ap 1, 5-8; Lc4, 16-21.