Dia Mundial das Missões

18/10/2020 00:00

Evangelho Mt 22, 15-21 do XXIX do Tempo Comum e Dia Mundial das Missões
«Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus»
Perante o poder temporal, aqui representado por César, o imperador de Roma – que ao tempo de Jesus imperava também na Terra Santa – a atitude de Jesus é de respeito pela sua autonomia, mas reivindica, ao mesmo tempo, as exigências primordiais do serviço de Deus, às quais nada se pode antepor. E, ao mesmo tempo, denuncia a falta de sinceridade dos que O interrogavam; sem ela, ninguém se poderá dirigir a Deus.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo, os fariseus reuniram-se para deliberar sobre a maneira de surpreender Jesus no que dissesse. Enviaram-Lhe alguns dos seus discípulos, juntamente com os herodianos, e disseram-Lhe: «Mestre, sabemos que és sincero e que ensinas, segundo a verdade, o caminho de Deus, sem te deixares influenciar por ninguém, pois não fazes acepção de pessoas. Diz-nos o teu parecer: É lícito ou não pagar tributo a César?». Jesus, conhecendo a sua malícia, respondeu: «Porque Me tentais, hipócritas? Mostrai-me a moeda do tributo». Eles apresentaram-Lhe um denário e Jesus perguntou: «De quem é esta imagem e esta inscrição?». Eles responderam: «De César». Disse-Lhes Jesus: «Então, dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus».

Dia Mundial das Missões

A Congregação para a Evangelização dos Povos (Santa Sé) confirmou hoje que o Dia Mundial das Missões 2020 vai ser “celebrado de forma universal” no domingo dia 18 de outubro, “sem alterações de calendário”.

Num comunicado publicado pela sala de imprensa da Santa Sé, a Congregação para a Evangelização dos Povos confirma a “celebração do Dia Mundial das Missões 2020 de forma universal no domingo, 18 de outubro, sem alterações de calendário”, em resposta a alguns pedidos que recebeu.

“A fé, de facto, pela sua natureza é missionária e a celebração do Dia Mundial das Missões serve para mantê-la viva em todos os fiéis esta dimensão essencial da fé cristã”, assinala a congregação, assinalando que “em muitas dioceses” já está em curso a preparação desta jornada e “continua a ser preponderante a animação missionária do povo de Deus”.

A Congregação para a Evangelização dos Povos realça  que “confia no sentido de comunhão e corresponsabilidade dos bispos” e explica que a coleta deste Dia Mundial das Missões, no domingo 18 de outubro é para as Obras Pontifícias Missionárias que “trabalham para um apoio equitativo das Igrejas nos territórios de missão”.

A celebração do Dia Mundial das Missões acontece anualmente no terceiro domingo de outubro e o Papa Francisco na mensagem para esta 94.ª edição evoca as “tribulações e desafios causados pela pandemia de Covid-19”,

“Desafia-nos a doença, a tribulação, o medo, o isolamento. Interpela-nos a pobreza de quem morre sozinho, de quem está abandonado a si mesmo, de quem perde o emprego e o salário, de quem não tem abrigo e comida”, escreveu Francisco, no documento publicado na solenidade de Pentecostes com o título ‘Eis-me aqui, envia-me’, passagem do livro bíblico do profeta Isaías (Is 6, 8).