Peregrinação Internacional Aniversária

Fim
13/10/2020 13:00

Fátima

D. José Ornelas, bispo de Setúbal e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa vai presidir à Peregrinação Internacional de 12 e 13 de Outubro, que assinala a última Aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos.

O prelado foi o convidado do podcast #FátimanoséculoXXI de julho passado, onde perspetivou Fátima como lugar onde “Maria revela a dimensão materna da Igreja”.

“Há cem anos Maria, quando se apresentou aos Pastorinhos, fê-lo numa época difícil, num contexto de pandemia, que até vitimou dois deles. Hoje, Maria continua a revelar-se novamente como modelo”, afirmou, na entrevista.

Foi nomeado bispo da Diocese de Setúbal pelo Papa Francisco a 24 de Agosto de 2015, tendo sido ordenado e tomado posse a 25 de outubro desse mesmo ano, na Catedral diocesana.

A 16 de junho deste ano, D. José Ornelas foi eleito presidente da Conferência Episcopal Portuguesa para o triénio 2020/2023, sucedendo no cargo a D. Manuel Clemente.

A Peregrinação Internacional Aniversária de Outubro celebra a sexta aparição de Nossa Senhora aos Videntes, na Cova da Iria, em 1917, onde estiveram entre 50 a 70 mil peregrinos (foto acima). Nesta aparição, Nossa Senhora anunciou aos videntes o fim da guerra, deixou apelos à conversão, à reparação e à oração do Rosário, segundo ose lê no relato que Lúcia de Jesus deixou no seu livro de memórias. Foi nesta data que também aconteceu o “milagre do sol”, um sinal que a “Senhora vestida de branco” havia referido nas aparições anteriores. O relato do dia e de “como o sol bailou ao meio dia em Fátima” fez inclusive a primeira página do jornal “O Século”, num artigo assinado pelo jornalista Avelino de Almeida.

As celebrações da Peregrinação Internacional Aniversária terão interpretação em língua gestual portuguesa (LGP), nas transmissões em direto pelos canais do Santuário – Youtube e Facebook – e nas da RTP e TVI.