Centenário do nascimento de São João Paulo II

Centenário do nascimento de São João Paulo II

Início
18/05/2020 00:00

O Santuário de Fátima vai celebrar esta segunda-feira a Missa Votiva de São João Paulo II, no dia em que se completam cem anos do seu nascimento, anunciou a instituição. Poderá acompanhar a celebração a partir do canal canção nova, e o canal do santuário pelas 11h. 

Em nota de imprensa, o Santuário nacional da Cova da Iria recorda a “devoção mariana do Papa Polaco, particularmente a sua ligação a “Maria Santíssima, tão cultuada e especialmente lembrada em Fátima”, como dizia no telegrama que escreveu em maio de 1979 ao então presidente da República Portuguesa, três anos da sua primeira visita.

“Só não veio antes, ainda como arcebispo de Cracóvia, porque ‘as razões políticas o impediram’, mas não deixou de se fazer presente através de uma mensagem, enviada ao então bispo de Leiria por ocasião do cinquentenário das Aparições, em 1967”, indica o comunicacado.

Se é certo que as viagens papais foram decisivas para a crescente visibilidade e internacionalização de Fátima, as três de João Paulo II em particular, bem como todo o seu pontificado, foram cruciais para o aprofundamento e estudo da mensagem e do acontecimento que lhe deu origem”.

“Foi, de facto, com o Papa polaco que se desenvolveram e intensificaram as relações de proximidade entre o Vaticano e Fátima”, conclui a nota.