Jornadas Nacionais de Catequistas 2018

Sem comentários em Jornadas Nacionais de Catequistas 2018

« Ser Catequista Hoje – As dimensões da formação » é o tema das Jornadas Nacionais de Catequistas 2018 [#JNC2018] que o Centro Paulo VI, em Fátima, vai receber de 26 a 28 de outubro de 2018.

Programa das JNC2018

As Jornadas iniciam-se dia 26 de outubro, pelas 21h30, com a sessão da abertura dos trabalhos a cargo de D. António Moiteiro, Bispo de Aveiro, Presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF).

De seguida, D. António Moiteiro apresenta aos catequistas a conferência «O Plano de Formação de Catequistas 2018».

Pelas 22h30 encerrar-se-á o dia com a Oração das Completas.

A manhã do dia 27 de outubro tem início às 10h00 com a celebração da eucaristia na Capela da Morte de Jesus.

Pelas 11h15 o P. Joaquim Nunes Ganhão, Diretor do Secretariado da Liturgia, Diocese de Santarém, apresenta o tema «As dimensões querigmática e mistagógica da catequese»seguido de pausa para almoço.

Pelas 15h15 Maria Luísa Boléo da Catequese do Patriarcado de Lisboa apresenta a 3ª conferência, com o tema «Primeiro Anúncio e Discipulado – Objetivos, Conteúdos e Pedagogia»seguido de uma exemplificação a partir do Tema 1 (Primeiro Anúncio e Discipulado) do Curso “Ser Catequista Hoje”.

Por fim, pelas 17h30, realizar-se-á a última conferência do dia, apresentada pelo P. Armindo Vaz, Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, com o tema «A Palavra de Deus lida, refletida e rezada».

Para terminar o dia, pelas 21h00, os catequistas são convidados a participar no Terço e Procissão na Capelinha das Aparições, presididos por D. António Moiteiro.

No dia 28 de outubro, domingo, o dia inicia-se com a oração das Laudes com início previsto para as 9h20.

Às 09h45 o Diác. Paulo Ribeiro Campino, Diretor do Secretariado Diocesano da Catequese, Santarém, apresenta a última conferência das JNC2018 sob o tema «Catequista: discípulo e acompanhante».

Pelas 11h15 será o momento da sessão de conclusão das actividades, orientado pelo P. Tiago Neto, Ir. Margarida Abreu, mrscj, P. José António Gonçalves. As Jornadas Nacionais de Catequistas terminam pelas 12h30 com a celebração da Eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade, presidida por D. António Moiteiro, Bispo de Aveiro e o envio dos catequistas para as suas comunidades.

As JNC2018 são organizadas pelo Departamento de Catequese do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC)

Programa_e Inscrição