Formação sobre Património

Sem comentários em Formação sobre Património

CRITÉRIOS E PRÁTICAS DE CONSERVAÇÃO PREVENTIVA

AÇÃO DE FORMAÇÃO 2018

Domínio de atuação que se debate com problemas de diversas ordens, parte da degradação causada no património artístico das igrejas é ainda, frequentemente, motivada pela ausência de acompanhamento técnico adequado, mas também pelo desconhecimento de procedimentos básicos de manutenção.
Conscientes de que cabe aos seus mais diretos responsáveis o encargo de proteger este património, o Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja promove, em parceria com os respetivos serviços diocesanos, três Ações de Formação na área da Conservação Preventiva, dando continuidade às iniciativas desenvolvidas nos anos anteriores. A primeira será realizada em Santarém, no próximo dia 29 de setembro.
Incidindo em algumas das matérias mais carenciadas do património eclesiástico – através da análise de casos práticos e com uma linguagem acessível, destinada a um público não profissional – a iniciativa pretende fornecer instruções básicas de diagnóstico e manutenção, mas também recomendações de fácil concretização e princípios básicos de conservação, passíveis de serem implementados nas rotinas quotidianas das igrejas.

Objetivos:

▪ Identificar os principais factores de risco e degradação dos Bens Culturais da Igreja.
▪ Conhecer o conjunto de procedimentos e práticas de conservação preventiva, aconselháveis à correcta manutenção do património das igrejas.
▪ Incentivar a implementação de planos de salvaguarda e prevenção.
▪ Favorecer a consolidação de uma cultura de protecção do património cultural da Igreja junto das comunidades.

Para mais informações clique AQUI