Decreto de nomeações para o ano pastoral 2018-2019

BISPO DE SANTARÉM

Aos que este nosso Decreto virem Saúde, Paz e Bênção

NOMEAÇÕES PARA O ANO PASTORAL DE 2018 – 2019

As boas estruturas [eclesiais] servem quando há uma vida que as anima, sustenta e avalia (EG 26).

O bem do Povo de Deus requer que, ao iniciar-se um novo ano pastoral, se confie de modo estável os principais ofícios eclesiásticos diocesanos, até aqui exercidos provisoriamente a título do nosso decreto de 25 de novembro de 2017. De igual modo é necessário prover à assistência pastoral de algumas comunidades paroquiais.

Assim, após ouvirmos o Colégio dos Consultores, HAVEMOS POR BEM NOMEAR:

1. PARA A CÚRIA DIOCESANA, com mandato a iniciar em setembro de 2018:

1.1. Serviços Gerais:

Moderador da Cúria – Padre Aníbal Manuel Vieira.

Vigário geral – Padre Aníbal Manuel Vieira.

Vigário Episcopal para a Pastoral – Padre José Abílio e Silva Costa.

Chefe de Gabinete Episcopal – Padre Joaquim Augusto Nunes Ganhão.

Ecónomo – Padre Ricardo Miguel Neves Madeira.

Chancelaria e Arquivo – Chanceler: Padre António José de Brito Antunes.

Delegado Episcopal para os Seminários – Padre Joaquim Augusto Nunes Ganhão.

Delegado Episcopal para o Diaconado Permanente – Padre Joaquim Augusto Nunes Ganhão.

Fundo Diocesano do Clero: Padre Ricardo Miguel Neves Madeira, Padre António José de Brito Antunes, Padre Mário Farinha Duarte e Padre Cláudio Jorge Nunes Rodrigues.

Livraria Diocesana – Diretor: Padre Cláudio Jorge Nunes Rodrigues.

1.2. Departamento da Pastoral Profética

Secretariado Diocesano de Catequese de Infância e Adolescência – Diretor: Diác. Paulo José Ribeiro Campino.

Escola Diocesana de Teologia e Ministérios – Diretor: Padre Francisco António Clemente Ruivo.

Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil e Ensino Superior – Diretor: Padre Ricardo Alexandre Ferreira Conceição.

Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas – Diretora: Irª Fernanda Maria Severo Picão; Assistente: Padre Arlindo Miguel Domingues Jorge.

1.3. Departamento da Pastoral Litúrgica

Secretariado Diocesano de Liturgia – Diretor: Padre Joaquim Augusto Nunes Ganhão.

Comissão Diocesana para os Bens Culturais da Igreja – Diretor: Padre Joaquim Augusto Nunes Ganhão.

Comissão Diocesana de Música Sacra – Diretor: Padre Pedro Filipe Cândido Dionísio.

Comissão Diocesana para os Espaços Religiosos e Litúrgicos – Diretor: Padre Joaquim Augusto Nunes Ganhão.

Serviço Diocesano de Acólitos – Diretor: Padre Miguel Ângelo Henriques Ferreira.

1.4. Departamento da Pastoral Social

Secretariado Diocesano de Ação Social – Diretor: Padre Aníbal Manuel Vieira.

Serviço Diocesano da Pastoral da Saúde – Diretor: Padre João Maria Fernandes Borga.

1.5. Departamento de Vocações, Ministérios e Ação Missionária

Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar – Diretor: Padre Ricardo Alexandre Ferreira Conceição.

Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional – Diretora: Ir.ª Inês Senra SNSF, com autorização da Superiora da sua Congregação.

Pré Seminário – Padre Miguel Ângelo Henriques Ferreira.

Secretariado Diocesano da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal – Diretora: Ir.ª Donzília Ferreira Guerra, com autorização da Superiora da sua Congregação.

Secretariado Diocesano de Animação Missionária – Diretores: João Maria Paulico Diogo e Maria Alexandra Baptista da Silva Diogo.

Secretariado Diocesano do Apostolado de Oração – Diretor: Padre Luciano Natal Brasil Oliveira.

1. VIGÁRIOS FORÂNEOS

Alcanena – Vigário: Padre Carlos Miguel José Vieira (Monf.), com o consentimento do Superior da sua Congregação.

Almeirim – Vigário: Padre José Abílio e Silva Costa, Vigário adjunto: Padre José Carlos Reis Gonçalves, com o consentimento do Superior da sua Congregação.

Entroncamento – Vigário: Padre Luciano Natal Brasil Oliveira.

Rio Maior – Vigário: Padre Pedro Filipe Cândido Dionísio.

Santarém – Vigário: Padre Francisco António Clemente Ruivo, Vigário adjunto: Padre António José de Brito Antunes.

Tomar – Vigário: Padre Mário Farinha Duarte.

Torres Novas – Vigário: Padre Ricardo Miguel Neves Madeira, Vigário adjunto: Padre Luiz Maurício Cardoso Lemos.

1. PARÓQUIAS:

Arruda dos Pisões, Fráguas e Outeiro da Cortiçada – pároco: Padre Pedro Filipe Cândido Dionísio, em acumulação com os outros ofícios que tem.

Azambujeira – pároco: Padre Cláudio Jorge Nunes Rodrigues, cessa o ofício de Vigário paroquial de Rio Maior e mantém todos os outros.

Paço – pároco: Padre Bruno José Martins Domingos, cessa Administrador paroquial.

Padre António José de Brito Antunes cessa o ofício de pároco de Azambujeira, mantém todos os outros.

1. DIÁCONOS

Coordenador da Formação dos Diáconos Permanentes: Diác. Paulo José Ribeiro Campino.

Os Diáconos exercerão o seu ministério, em estreita colaboração com os respetivos párocos, no âmbito das seguintes comunidades:

Paróquias de Alcobertas, Gançaria, Arruda dos Pisões, Fráguas e Outeiro da Cortiçada, Diácono João de Sousa Ramos Ribeiro Ramalho, candidato ao presbiterado.

Paróquias de Nossa Senhora de Fátima e Sagrada Família do Entroncamento, Diácono Artur Manuel Marques Ferreira, fica dispensado das paróquias de Santa Maria e São João Baptista de Tomar.

Os párocos cessantes devem, com o Conselho para os Assuntos Económicos e Patrimoniais e o Conselho Pastoral, colocar em dia o inventário do património móvel e imóvel, registar os principais indicadores da vida pastoral e as iniciativas de evangelização e obras em curso, prestar contas à Diocese e seguir as orientações diocesanas para estas situações.

Dado em Santarém e Casa Episcopal, aos 16 dias do mês de julho do ano de 2018, Solenidade da Dedicação da Catedral.

+ José Augusto Traquina Maria, Bispo de Santarém

Padre António José de Brito Antunes, Chanceler