Homilia na Missa do Corpo de Deus

Homilia na Missa do Corpo de Deus

Homilia na Missa do Corpo de Deus

Sem comentários em Homilia na Missa do Corpo de Deus

Santarém, 31 de Maio de 2018

Homilia do Bispo D. José na Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo

 

Irmãs e Irmãos

Esta celebração da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, que designamos vulgarmente por Festa do Corpo de Deus, centra-nos de forma festiva na celebração do Mistério Pascal de Cristo. Antes da Sua entrega na Cruz, como acabámos de ouvir no Evangelho, Jesus partindo da sua tradição de celebrar a Ceia Pascal, dá início a uma nova celebração da Ceia que seria o Memorial da Nova e Eterna Aliança.

A Igreja guarda e celebra esta Ceia Memorial, chamando-lhe Eucaristia, uma grande Ação de Graças por todas as maravilhas realizadas por Cristo em nosso favor. Ao celebrar a Eucaristia, a Igreja como esposa de Cristo está a revelar o tesouro do seu coração; a Eucaristia revela o mais profundo do mistério de amor de Deus pelos homens, realizado por Cristo e atualizado por estes sinais, através da Igreja.

Três palavras que sublinho como mensagem desta celebração: Aliança, decisão e renovação.

O que é a Aliança?

Na 1ª Leitura que ouvimos, do Livro do Êxodo, aprendemos o sentido da Aliança. Depois do acontecimento do Sinai, o monte a que o povo hebreu chega e ao qual Deus se revela, a partir dali estabelece-se um compromisso. Junto ao Sinai, através de Moisés, o Povo recebe a Palavra e a Lei de Deus, reconhece que a sua vida depende da fidelidade à vontade divina e responde “Faremos tudo o que o Senhor ordenou”. Com o sangue dos novilhos oferecidos em sacrifício é aspergido o altar e o povo ali reunido. É, assim, celebrado um pacto, um compromisso, entre Deus e o Povo, é isso a Aliança.

É necessário ter em conta este pacto antigo, antiga aliança, para acolhermos a Nova e eterna Aliança, a celebração iniciada por Cristo, reveladora do seu Amor consagrado na Cruz, e que os seus Apóstolos são exortados a celebrar como memorial, força libertadora e revelação de toda a ternura de Deus.

“Tomai: isto é o meu Corpo; este é o cálice do meu sangue… Fazei isto em memória de Mim”. A Eucaristia é, portanto, a celebração permanente, em que, por Cristo e pela sua Igreja, Deus assegura a sua Aliança, o seu compromisso de fidelidade, de Bênção e bondade para com o seu Povo.

Eucaristia é decisão.

O Evangelho (Mc 14,12-16.22-26) que ouvimos reflete decisão da parte de Jesus. Estava decidido a entregar-se. Toda a sua vida foi uma entrega à vontade do Pai, também a Ceia Pascal havia de revelar esta decisão. Tudo decidido, tudo a convergir para a celebração, toda a preparação necessária, tudo previsto na “na grande sala no andar superior, alcatifada e pronta.” A celebração é descrita em tom de festa, é ali que Jesus quer celebrar a Páscoa com os seus discípulos, quer envolvê-los nesta decisão pascal, por isso “tomou o cálice, deu graças e entregou-lho”. É a nova Páscoa, que havia de marcar os novos tempos onde o Espírito havia de ser outro para libertar o homem de todo o mal.

Os discípulos não terão compreendido todo o alcance. Mas a ceia dos discípulos de Emaús, e as reuniões que os discípulos faziam quando o Senhor Ressuscitado lhe aparecia, indiciam que a celebração da Ceia Pascal era o grande momento de encontro continuado, de Cristo com os seus discípulos e toda a comunidade, que entretanto foi alargando, no tempo e no espaço, até chegar ao dia de hoje, aqui e agora.

Eucaristia é renovação.

Na 2ª leitura, tirada Carta aos Hebreus, é feita a comparação da Antiga e da Nova Aliança, diz: “Na verdade se o sangue de cabritos e de toiros, aspergidos sobre os que estão impuros, os santificam em ordem à pureza legal, quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno Se ofereceu a Deus como vítima sem mancha, purificará a nossa consciência das obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!”.

É pois importante que a participação a Eucaristia, seja para nós força de purificação. Embora não se trate do perdão sacramental da Confissão, é no entanto uma celebração da purificação da consciência. Quando, numa Missa o sacerdote convida os participantes a saudarem-se na Paz de Cristo, isso não pode ser uma mentira; esse gesto de saudação tem de conter o valor sagrado da Paz.

O autor da Carta aos hebreus tem a preocupação de afirmar a dimensão sacerdotal de Cristo. Esta dimensão deve acompanhar-nos como característica espiritual da Igreja; somos o Povo Sacerdotal, o povo que se une a Cristo e se entrega confiadamente. Na medida desta entrega sacerdotal, está a nossa purificação e a renovação dos nossos propósitos.

Diz-nos o Papa Francisco: “O encontro com Jesus nas Escrituras conduz-nos à Eucaristia, onde essa mesma Palavra atinge a sua máxima eficácia, porque é presença real d’Aquele que é a Palavra viva. Lá o único Absoluto recebe a maior adoração que se Lhe possa tributar neste mundo, porque é o próprio Cristo que Se oferece. E, quando O recebemos na Comunhão, renovamos a nossa aliança com Ele e consentimos-Lhe que realize cada vez mais a sua obra transformadora” (GE 157).

Irmãos e irmãs, a Eucaristia é fonte de renovação, refaz-nos na comunhão com Cristo, na mesma Aliança de Amor; refaz-nos na missão que o Senhor nos confia na sua Igreja, no seio da família, no voluntariado, na dedicação de maior perfeição no trabalho que tivermos de realizar. Não esquecemos que é nesta fonte de vida que se alimentam espiritualmente todos os religiosos e religiosas, os matrimoniados e aqueles que se dedicam a cuidar dos pobres.

Para que a celebração da Eucaristia aconteça, são necessários os ministros  Sacerdotes para a ela presidirem em nome de Cristo. É pois oportuno salientar o valor do ministério sacerdotal, agradecer a dedicação dos nossos padres e rezarmos pela sua santificação, para que se renovem, na fidelidade e na alegria da vida consagrada a Deus e ao bem do seu Povo e do mundo.

Também os Ministros extraordinários da Sagrada Comunhão são chamados a uma vida espiritual eucarística, procurando servir a Cristo nos irmãos doentes a quem levam a Sagrada Comunhão. Não pode haver distração ou banalidade no exercício do ministério que toca com a presença real de Cristo na Eucaristia; do cuidado e  concentração de todos os servidores e intervenientes na Liturgia da celebração da Eucaristia, depende a beleza e a alegria deste grande Sacramento que o Senhor confiou à sua Igreja.

Esta Solenidade, em dia de Quinta-feira, retoma a espiritualidade da outra Quinta-feira santa, no Tríduo Pascal. Mas, porque a Quinta-feira santa antecede a celebração da Paixão, os cristãos sentiram necessidade de uma outra Quinta-feira em que a Eucaristia tivesse mais expressão de Festa. Celebramos, pois, festivamente a Eucaristia e manifestemos publicamente a alegria deste nosso tesouro espiritual. Que seja a convergência da nossa comunhão de Igreja Diocesana e nos fortaleça e inspire no bem que havemos de realizar.

A Virgem Maria, Mãe da Igreja nos acompanha.

 

+ José Traquina

Bispo de Santarém

Back to Top