Eu sou uma Missão nesta Terra

Sem comentários em Eu sou uma Missão nesta Terra

Novos tempos, novas esperanças, novos dinamismos, é este o sentir da nossa Diocese, no qual somos convidados a trazer “o novo” ao concreto das nossas vidas. O “novo” é Cristo que nos desafia a descobrir a novidade no concreto das nossas comunidades cristãs tornando-as espaço de acolhimento e de escuta, espaço de partilha e de discernimento, espaço de alegria e de anúncio. Uma comunidade que vive assim o evangelho, torna-se ela mesma “rosto do evangelho”.

Estamos conscientes da necessidade de nos encontrarmos e refletirmos todas estas dimensões da nossa vida eclesial. Particularmente neste ano, em que ocorrerão diversos acontecimentos que irão merecer a nossa melhor atenção. Refiro-me desde logo ao Encontro Mundial das Equipas de Nossa Senhora em Fátima no próximo mês de Julho. Serão vários milhares de Famílias provenientes do mundo inteiro. Mas logo em Agosto, teremos o Encontro Mundial das Famílias, em Dublin, no qual se espera a presença do Papa Francisco. E depois em Outubro, realiza-se em Roma o Sínodo dos Jovens. São acontecimentos significativos pois tocam realidades tão próximas de nós e simultaneamente preocupantes.

É neste sentido que a Escola de Teologia e Ministérios da nossa Diocese vai organizar uma Jornada de Formação com o tema “Eu sou uma Missão nesta Terra” (EG 273). Será um dia preenchido com conferências, ateliers, mesa redonda, incidindo precisamente sobre a Família e os Jovens. Destina-se esta Jornada de Formação a todos os agentes de Pastoral da Diocese, sem exceção. Vamos organizar as nossas vidas e participarmos com alegria e empenho. Realiza-se esta Jornada na Casa das Irmãs de S. José de Cluny (antigo Colégio de Santa Maria) em Torres Novas. Iniciamos com o acolhimento às 9.00 horas e queremos terminar pelas 16.30 horas. Vem estar connosco!

Pedimos um contributo de 5€ a cada participante para suprir os gastos da organização. Não deixes de participar se não puderes contribuir. O importante é que estejas, e estejas de alma e coração. Incentiva os teus paroquianos a virem. Todos somos necessários nesta tarefa que o Senhor nos confia.

Aguardamos a vossa presença no dia 20 de Janeiro!

Horário Detalhado:

09h00 – Acolhimento
09h30 – Oração da Manhã e Abertura da Jornada Diocesana com a presença de D. José Traquina, Bispo de Santarém
10h00 – Conferência: “O Evangelho da Família – Redescobrir, Viver, Anunciar” pelo Professor Juan Ambrósio, Universidade Católica Portuguesa
11h00 – Intervalo
11h30 – Ateliers
1. Atelier da Liturgia: ”A Familia e a Liturgia” – Pe. Pedro Lourenço
2. Atelier da Catequese: “O Catequista: Mediador entre os catequizandos e o Mistério de Deus” – Diác. Paulo
3. Atelier da Bíblia: “Quem é minha mãe e meus irmãos? (Mc 333)” – Pe. Pedro Paulo
13h00 – Almoço (à responsabilidade de cada um)
14h30 – Mesa Redonda: “Acompanhamento – Discernimento – Vocação”
– Pe. Nuno Branco SJ.
– Ir. Marta Mendes, Aliança de Santa Maria
– Inês São Miguel, Psicóloga
– António Lourenço, Estudante
16h00 – Oração Final

Cartaz de Divulgação:

Onde comer por perto?

Para quem não conseguiu estar presente, ou simplesmente pretende rever as Jornadas Diocesanas de Formação para Leigos de 20 de Janeiro, aqui estão os links, bem como a apresentação utilizada pelo Padre Pedro Paulo.

D. José Traquina, Bispo de Santarém

Pe. Pedro Paulo