NOMEAÇÕES PARA O ANO PASTORAL DE 2017 – 2018

Sem comentários em NOMEAÇÕES PARA O ANO PASTORAL DE 2017 – 2018
  1. MANUEL PELINO DOMINGUES, POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA IGREJA, BISPO DE SANTARÉM.

Aos que este Decreto virem, Saúde, Paz e Bênção

NOMEAÇÕES PARA O ANO PASTORAL DE 2017 – 2018

Sendo necessário prover à assistência pastoral de Serviços Diocesanos e Comunidades Paroquiais, hei por bem nomear:

SERVIÇOS DIOCESANOS:

Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar Equipa Coordenadora: António Canto, Inês São Miguel, José Anjinho, Cristiana Anjinho, Célia Ventura, António José Pinto, Aura Lopes, Ricardo Almeida, Cristina Carapeto, Cláudio Cardoso, Andreia Garcia. Assistente espiritual: Padre Ricardo Alexandre Ferreira Conceição.

Serviço Diocesano de Pastoral Juvenil e Vocacional Equipa Coordenadora: Padre Ricardo Alexandre Ferreira Conceição (coordenador), Padre Miguel Ângelo Henriques Ferreira (Pré-Seminário), Padre Bruno José Martins Domingos (C.F.), Prof. António Cordeiro (EMRC), Ir Inês Senra SNSF (Secretária), Ir Ana Clara SdV (V.C.).

Centro de Preparação para o Matrimónio (CPM)Assistente espiritual: Padre Francisco António Clemente Ruivo.

Padre António Cândido Monteiro deixa o serviço de Pró Vigário Geral da Diocese.

PARÓQUIAS:

Abrã, Alcanena, Amiais de Baixo, Bugalhos, Moitas Venda, Monsanto e Vila Moreira – párocos in solidum: Padre António Martins Pereira (Monf.), moderador, e Padre Carlos Miguel José Vieira (Monf.), cessa a administração paroquial de Arruda dos Pisões, Fráguas e Outeiro da Cortiçada, com o consentimento do Superior dos Monfortinos.

Alcanhões, Póvoa de Santarém e Vale de Figueira – párocos in solidum: Padre Tiago Alexandre Asseiceira Moita e Padre Aníbal Manuel Vieira, moderador, acumulando com os outros serviços que tem.

Alcorochel, Zibreira e comunidade de Liteiros, – pároco: Padre Carlos Alberto Marecos Duarte Casqueiro; deixa o serviço paroquial de Alcanena e Vila Moreira.

Arrouquelas, Marmeleira e São João da Ribeira – pároco: Padre Cláudio Jorge Nunes Rodrigues.

Arruda dos Pisões, Fráguas e Outeiro da Cortiçada – pároco: Padre Policarpo Fernando Gonçalves Pereira (CMSCJ). Deixa o serviço paroquial de Chouto, Ulme e Parreira.

Chouto, Ulme, Parreira e Vale de Cavalos – pároco: Padre Rúben Miguel Marques de Figueiredo Finote Barrão.

Torres Novas (Divino Salvador, Santa Maria, Santiago e São Pedro) e Brogueira – párocos in solidum: Padre Ricardo Alexandre Ferreira Conceição, Padre Durval Baranowske e Padre Ricardo Miguel Neves Madeira, moderador, acumulando com os outros serviços que têm; Vigário paroquial: Padre Diamantino Henriques Marques, deixa o ofício de pároco.

Padre Rafael Diogo de Sousa (SCJ) deixa o serviço de Vigário paroquial.

Padre José Abílio da Costa e Silva deixa o serviço paroquial de Vale de Cavalos.

Os sacerdotes que deixam o serviço paroquial numa determinada Paróquia, cessam a sua jurisdição com a tomada de posse do seu sucessor, a qual deverá ocorrer antes do dia 30 de setembro.

Os párocos cessantes devem, com o Conselho para os Assuntos Económicos e Patrimoniais e o Conselho Pastoral, colocar em dia o inventário do património móvel e imóvel, registar os principais indicadores da vida pastoral e as iniciativas de evangelização e obras em curso, prestar contas à Diocese e seguir as orientações diocesanas para estas situações.

Dado em Santarém e Casa Episcopal, aos 16 dias do mês de julho do ano de 2017, Solenidade da Dedicação da Catedral.